Novo índice avalia inovações digitais na educação
20 de Setembro de 201300
(Com informações da Assessoria de Imprensa da Pearson)
Um novo
Índice de Inovação foi divulgado recentemente e coloca o ensino e a
aprendizagem à frente de "tecnologia e entusiasmo" quando se trata de
inovações digitais para a sala de aula. O Índice de Inovação, desenvolvido por
Michael Fullan e Katelyn Donnelly da Pearson, é descrito no relatório,
"Alive in the Swamp", que analisa a forma como é avaliado o impacto
da tecnologia na aprendizagem. "Alive in the Swamp" foi publicado
pela Nesta (britânica) e pela New Schools Venture Fund (norte-americana).
Com base
no trabalho que Fullan apresentou no seu livro Stratosphere, o Índice de
Inovação foi concebido como uma ferramenta de avaliação prática para os
responsáveis pela tomada de decisões nas escolas - K-12 nos EUA e do primário
ao secundário no Reino Unido - sobre quais tecnologias investir e quando. Ele
ajuda os usuários a avaliar a inovação em três dimensões - pedagogia, o
potencial de mudança de sistema e uso da tecnologia.
"O
futuro pertence não aos que se concentram apenas na tecnologia, mas àqueles que
a veem como um elemento de um sistema mais amplo de transformação",
explica Michael Barber, diretor de Educação Conselheiro da Pearson.
Em 2012, o
relatório Decoding Learning do Nesta argumentou que a educação tecnológica deve
ser projetada em torno de como os alunos aprendem, advertindo que em muitos
casos a tecnologia atualmente está sendo usada para apoiar as práticas de
ensino existentes, em vez de transformar o ensino e a aprendizagem. "Alive
in the Swamp" toma a frente do Decoding Learning ao olhar para a
necessidade de entregar uma mudança na forma como a tecnologia é abordada em
todo o sistema escolar, em cada sala de aula.
Através do
Índice de Inovação, Fullan e Donnelly visam tornar isso uma realidade, ajudando
os empreendedores e desenvolvedores de tecnologia de educação a considerar
características particulares para construir em seus produtos que são conhecidos
por gerar maior aprendizagem e alcançar uma mudança sistêmica.
"O
relatório "Alive in the Swamp", juntamente com o Índice, é um
importante guia para qualquer um com o objetivo de transformar a educação e a
aprendizagem por meio do uso de tecnologia", diz Ted Mitchell, presidente
e CEO da NewSchools. "Essas medidas práticas ajudarão a identificar as
inovações mais promissoras, bem como ajudar a orientar a melhoria contínua de
soluções já em uso."
O Índice
de Inovação pede aos usuários que classifiquem os produtos digitais ou serviços
de acordo com os três critérios - a pedagogia, a mudança de sistema e
tecnologia - através de uma escala de quatro pontos:
· Verde:
Bom - probabilidade de sucesso e produzir resultados transformadores;
· Âmbar
Verde: Misto - alguns aspectos são sólidos, alguns aspectos estão faltando
potencial;
· Âmbar
Vermelho: Problemática - requer atenção substancial, possui algumas lacunas e
necessidade de melhoria;
·
Vermelho: Circuito Off - improvável ter sucesso.
As
pontuações atribuídas a cada um dos critérios do Índice de Inovação são então
usadas para construir uma avaliação global da inovação. Um exemplo do Índice
está disponível para download. "Alive in the Swamp" também pode ser
baixado gratuitamente no link:
http://www.nesta.org.uk/publications/assets/features/alive_in_the_swamp_assessing_digital_innovations_in_education
COMPARTILHE
Deixe aqui seu comentário!
(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)