Logotipo Ache seu Curso

Economista lança curso sobre por que o Brasil não é rico

19 de Abril de 2017128

Curso introduz nova metodologia de análise em dez aulas (vinte horas) com Paulo Gala

Paulo Gala no vídeo explicativo de seu curso

O economista Paulo Gala lançou um curso online com o objetivo de explicar por que o Brasil não é um país rico e, pelo contrário, tem um perfil mais desigual e injusto do que outros países. Para isso, ele lança mão de bases de dados de organismos internacionais sobre as complexidades das diversas economias no mundo e faz comparações do país com diversas economias mais desenvolvidas que tiveram trajetórias diferentes, desde as que até poucas décadas atrás eram até menos desenvolvidas que o Brasil (como é o caso da Coréia do Sul), até as que têm mais tradição de complexidades produtivas, como Suíça e Alemanha.

Gala coloca como ponto central do curso a questão da complexidade econômica, a capacidade de um país de manter uma produção de bens o mais refinada e complexa possível, de modo a gerar produtos de alto valor agregado, e avalia sob esse paradigma questões como a divisão do trabalho, a desigualdade, a educação, a capacidade de alguns países de produzirem commodities e também bens complexos (como EUA e Canadá), os governos recentes de FHC, Lula e Dilma e, de forma resumida, outros não tão recentes, como os de Juscelino Kubitschek e de Getúlio Vargas.

Nova metodologia para análise

Ao longo das aulas, os alunos aprenderão a utilizar a ferramenta da comparação de complexidades econômicas como um paradigma para a busca de respostas a questões como por que o país é pobre ou desigual, ou por que a renda percapita tem o formato atual. É possível, por exemplo, verificar que a desigualdade já está embutida na estrutura produtiva de cada país (o foco em commodities, por exemplo, produz desigualdade, tese que será defendida na aula 3). O curso é voltado para estudantes de graduação em economia e ciências sociais, alunos de mestrado e doutorado ou professores que queiram utilizar essa metodologia em seus cursos.

Intitulado "Complexidade Econômica para entender porque o Brasil não é um país rico", o curso está estruturado em dez aulas, sendo que cada uma delas está dividida em quatro vídeos de meia-hora cada que podem ser assistidos separadamente. No total, são 20 horas de conteúdo.

Assista um vídeo em que Paulo Gala apresenta o que focará o curso e faz um resumo de seus temas, aqui.

COMPARTILHE A MATÉRIA

  • celia maria arcanjo costa

    08 de Junho de 2017

    Achei muito interessante o curso. Como faço para me inscrever.Aguardo seu retorno.Grata

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui