Logotipo Ache seu Curso

Inscrições em curso gratuito sobre saneamento básico vão até amanhã

27 de Março de 2017311

Curso a distância é promovido pelo portal Capacidades, do Ministério das Cidades. Ou tro curso sobre o SNIS tem inscrições até 3 de abril

Fonte: Valter Campanato (Agência Brasil)

O Programa Nacional de Capacitação das Cidades do Ministério das Cidades, por meio do Portal Capacidades, está recebendo inscrições para dois cursos na área de saneamento básico. Até amanhã as inscrições estão abertas para o curso gratuito a distância de Planos de Saneamento Básico – Turma 1/2017 (que vai durar de 03/04/2017 a 05/06/2017, totalizando 40 horas-aula). Até 3 de abril, estão abertas para o curso Curso a distância de autoinstrução - Introdução ao Estudo do SNIS - Série Histórica - Turma 1/2017 (15 horas-aula, de 05/04/2017 a 24/04/2017).

Planos de Saneamento Básico

Para o curso cujas inscrições se encerram amanhã, são oferecidas 1000 vagas e os alunos terão acesso a sala de aula virtual, fórum de notícias, textos em biblioteca virtual, vídeos e atividades de avaliação.

As inscrições estão abertas a qualquer cidadão interessado, mas o público-alvo do curso sáo gestores e técnicos de municípios, funcionários de governos estaduais, prestadoras de serviços em saneamento, consórcios, associações de municípios, agências reguladoras e outras entidades relacionadas ao saneamento.

O curso se divide entre os seguintes módulos:

Módulo 1 – O saneamento básico no brasil: aspectos fundamentais

Módulo 2 – Fundamentos para a elaboração de planos de saneamento básico

Módulo 3 – A participação social na elaboração do plano municipal de saneamento básico

Módulo 4 – Estudos para a elaboração do diagnóstico

Módulo 5 – Planejando o futuro do saneamento

Módulo 6 – Monitoramento e avaliação da implementação do plano municipal de saneamento básico

Módulo 7 – Contratação, elaboração e acompanhamento do plano municipal de saneamento básico

Para se inscrever é necessário preencher o cadastro no site, aqui.

Quem terminar o estudo e tiver pelo menos 70% (setenta por cento) de aproveitamento vai receber certificado. A avaliação vai ser realizada através de questionário disponibilizado no Portal Capacidades.

Introdução ao SNIS

Já o curso Introdução ao Estudo do SNIS - Série Histórica, o objetivo é apresentar a ferramenta SNIS - Série Histórica (sobre o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamneto) aos técnicos de prestadores de serviços e de prefeituras municipais e ao público em geral, além de capacitar técnicos de prestadores de serviços e de prefeituras municipais e o público em geral para que se tornem aptos a realizar consultas no SNIS - Série Histórica, a fim de que conheçam os dados publicados pelo SNIS em qualquer ano desde o início da coleta de dados.

Entre os tópicos a serem estudados no curso estão:

Unidade 1 - O SNIS
Introdução. Apresentação do SNIS. Objetivos do SNIS. Divisão do SNIS. O Prestador de Serviços para o SNIS. Atribuições da SNSA. Produtos do SNIS. O SNIS - Série Histórica.

Unidade 2 - Introdução ao SNIS - Série Histórica
Introdução. Ano de referência. Tipos de serviços. Abrangência do prestador de serviços. Agrupamentos de informações. Informações e indicadores. Natureza jurídica. Componente Água e Esgotos. Componente Resíduos Sólidos. Municípios.

Unidade 3 - Componente Água e Esgotos
Introdução. Informações e indicadores agregados. Obtenção dos resultados da consulta. Informações e indicadores desagregados. Prestadores que responderam apenas pesquisas simplificadas. Delegação e tipo de serviço dos municípios com prestadores regionais e microrregionais. Agrupamento dinâmico de indicadores e informações agregadas por ano de referência. Agrupamento dinâmico de indicadores e informações desagregadas por ano de referência. Documentos e outras consultas. Diversos exemplos de aplicação.

Unidade 4 - Componente Resíduos Sólidos
Introdução. Órgãos gestores municipais. Unidades de processamento. Fluxo e quantidade de resíduos. Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência. Relação de indicadores por ano de referência. Manuais, Glossários e Diagnósticos. Diversos exemplos de aplicação.

Unidade 5 - Municípios
Introdução. Informações e indicadores municipais consolidados. Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência. Documentos auxiliares. Outros menus. Diversos exemplos de aplicação.

Mais informações na página do curso, aqui.

COMPARTILHE A MATÉRIA

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui