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MEC publica critérios para avaliação de graduações por educação a distância

da redação de Ache Seu Curso 10 de Março de 2012361

Dedicação exclusiva do docente à EAD terá destaque

            O Ministério da Educação publicou hoje no Diário Oficial um extrato do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciatura, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O extrato deixa claro qual é o item de maior peso para avaliação dos cursos: o chamado ?ocorpo social?? inserido nele, ou seja, as variáveis referentes principalmente ao corpo docente (titulação acadêmica, regime de trabalho, se tem dedicação exclusiva à EAD ou não). O item de dedicação exclusiva à EAD aparece nos critérios como um indicador de destaque, indicando a valorização na análise dos cursos do docente especializado em formação a distância.

 

            Os outros critérios, que têm menos peso do que o corpo docente, referem-se a dimensões como a da organização didático-pedagógica (número de vagas, perfil do egresso, conteúdos curriculares etc) e instalações físicas (gabinetes de trabalho, salas para atividades presenciais, bibliotecas etc).

 

            O instrumento de avaliação será publicado na íntegra no portal do INEP. Leia a portaria com o extrato do instrumento abaixo:

 

 

PORTARIA No- 1.326, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2010

 

Aprova, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciatura, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES.

 

O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCA?ÃO, no uso de suas atribuições, tendo em vista a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1.996, o Plano Nacional de Educação aprovado pela Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001, bem como a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, o Decreto 5.773, de 09 de maio de 2006, conforme consta no processo nº 23000.014385/2010-78, resolve: Art. 1º Aprovar, em extrato, o Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação: Bacharelados e Licenciaturas, na modalidade de educação a distância, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES, anexo a esta portaria.

 

Art. 2º O Instrumento a que se refere o Art. 1 será utilizado na avaliação dos cursos de graduação, na modalidade a distância, no Sistema Federal de Educação Superior, e será disponibilizado na íntegra, na página eletrônica do MEC, em www.inep.gov.br/superior/condicoesdeensino/manuais.htm .

 

Art. 3º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

 

FERNANDO HADDAD

 

ANEXO

 

SECRETARIA DE EDUCA?ÃO A DIST'NCIA

DEPARTAMENTO DE REGULA?ÃO E SUPERVISÃO EM EDUCA?ÃO A DIST'NCIA

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS AN?SIO TEIXEIRA - INEP

INSTRUMENTO DE AVALIA?ÃO DE CURSOS DE GRADUA?ÃO: BACHARELADO E LICENCIATURA - MODALIDADE DE EDUCA?ÃO A DIST'NCIA

 

EXTRATO

 

Dimensões e Indicadores

1. Organização didático-pedagógica

1.1. Implementação das políticas institucionais constantes do Plano de Desenvolvimento Institucional

- (PDI), no âmbito do curso

1.2. Auto-avaliação do curso

1.3. Atuação do coordenador do curso

1.4. Objetivos do Curso - INDICADOR DE DESTAQUE

1.5. Perfil do egresso

1.6. Números de Vagas

1.7. Conteúdos curriculares - INDICADOR DE DESTAQUE

1.8. Metodologia

1.9. Familiarização com a metodologia em EAD/ Programa de nivelamento/Outros

1.10. Estímulo a atividades acadêmicas

1.11. Estágio Supervisionado e prática profissional

1.12. Atividades Complementares

1.13. Atividades de Tutoria

1.14. Tecnologias de informação e comunicação no processo ensino-aprendizagem

1.15. Material didático institucional impresso (ou em outro formato) - INDICADOR DE DESTAQUE

1.16. Efetividade na utilização dos mecanismos gerais de interação entre docentes, tutores e estudantes

1.17. Coerência dos procedimentos de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem com a concepção do curso na modalidade EAD

1.18. Sistema de avaliação proposto para a verificação de desempenho dos estudantes ?" INDICADOR DE DESTAQUE

 

2. Corpo Social

2.1. Composição do NDE (Núcleo Docente Estruturante)

2.2. Titulação e formação acadêmica do NDE

2.3. Regime de trabalho do NDE

2.4. Titulação e formação do coordenador do curso

2.5. Regime de Trabalho do Coordenador do curso

2.6. Composição e funcionamento do colegiado de curso ou equivalente

2.7. Titulação Acadêmica dos Docentes - INDICADOR DE DESTAQUE

2.8. Regime de trabalho do corpo docente - INDICADOR DE DESTAQUE

2.9. Tempo de experiência de magistério superior ou experiência do corpo docente

2.10 Relação docentes (equivalente 40h) com dedicação exclusiva à EAD, por estudante no curso - INDICADOR DE DESTAQUE

2.11. Alunos por turma em disciplina teórica (Específico Presencial)

2.12. Número médio de disciplinas por docente

2.13. Pesquisa e Produção Científica

2.14. Formação e experiência do coordenador do curso em EAD

2.15. Qualificação/Experiência do corpo docente em EAD - INDICADOR DE DESTAQUE

2.16. Formação e titulação do corpo de tutores

2.17. Qualificação/experiência do corpo de tutores em EAD

2.18. Regime de trabalho do corpo de tutores

2.19. Relação docentes com dedicação exclusiva à EAD e tutores - presenciais e a distância (todos equivalentes 40h) por estudante no curso - INDICADOR DE DESTAQUE

 

3. Instalações Físicas

3.1. Sala(s) para docentes/ tutores/ reuniões

3.2. Gabinetes de trabalho para professores

3.3. Salas de aula

3.4. Acessos dos alunos aos equipamentos de informática

3.5. Registros Acadêmicos

3.6. Acervos da bibliografia básica - INDICADOR DE DESTAQUE

3.7. Livros da bibliografia complementar

3.8. Periódicos especializados, indexados e correntes

3.9. Laboratórios especializados - INDICADOR DE DESTAQUE

3.10. Utilização de biblioteca virtual

 

QUADRO DE PESOS

Dimensões de Avaliação

Nº indicadores

Pesos

1. Organização didático-pedagógica

18

40

2. Corpo Social

19

45

3. Instalações físicas

10

15

Matéria publicada no portal www.acheseucurso.com.br

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