Novas leis ampliam busca por cursos de educação especial
14 de Novembro de 2016392

O ano de 2016 está gerando uma revolução no ensino voltado para estudantes que requerem educação especial. Novíssimas determinações legais que estão sendo implantadas em todo o país estão fazendo crescer a busca de professores por formação continuada em educação especial ou inclusiva (dedicada a pessoas com necessidades especiais, como superdotados, cegos, surdos, mudos, cadeirantes, estudantes com questões psicológicas ou psiquiátricas etc).
A legislação que iniciou a mudança nesse cenário e gerou o início desta demanda foi a Portaria 243, de 15 de abril, ainda no governo Dilma Rousseff, que estabeleceu critérios para o funcionamento, a avaliação e a supervisão de instituições públicas e privadas que prestam atendimento educacional a alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação.
Em seu artigo 4º, a portaria determina que, entre os critérios para avaliação e supervisão das instituições públicas e privadas, comunitárias, confessionais, sem fins lucrativos, especializadas em Atendimento Educacional Especializado (AEE), está o "corpo docente com formação e experiência para a oferta do AEE: com formação inicial para o exercício da docência e com formação continuada em Educação Especial".
Outras mudanças na legislação acompanharam esse nível de exigência. No mês passado, a prefeitura de São Paulo instituiu sua "Política Paulistana de Educação Especial, na Perspectiva da Educação Inclusiva" (decreto nº 57.379, de 13 de outubro de 2016), na qual determina que os profesores dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (CEFAIs) terão que ser "professores da carreira do Magistério Municipal, com habilitação ou especialização em Educação Especial, em uma de suas áreas, ou em Educação Inclusiva".
Estados como Paraná e o Distrito Federal estão promovendo neste semestre eventos para determinação de metas e de novas regras para educação especial que também incluirão mudanças legais e em normas específicas seguindo determinações da Portaria de abril.
O Diretor Acadêmico do Instituto Monitor, de São Paulo, uma das instituições que oferecem especialização a distância na área de educação especial, cita uma outra consequência dessas mudanças: "O Minitério Público tem exigido das instituições de ensino o segundo professor em sala de aula para alunos especiais, o que também leva as instituições a estimular essa formação".
Professores de todo o país que lidam com essa modalidade de ensino passaram a buscar cursos de todo tipo, principalmente de complementação pedagógica, que os habilite a exercer suas funções de acordo com as novas regras. Como esse tipo de atividade ainda é exercida principalmente por instituições públicas ou organizações beneficentes, os cursos vinham sendo em sua maioria estimulados por programas federais como o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), mas que vinha perdendo força nessa especialidade nos últimos anos.
Entre instituições particulares, porém, há grande oferta em todos os níveis educacionais para formação continuada (selecionamos alguns cursos abaixo de instituições públicas e privadas, que constam do guia de cursos www.acheseucurso.com.br.
A busca por cursos de educação especial e inclusiva quadruplicou no segundo semestre desse ano no Guia de Cursos do site Ache Seu Curso a Distância, o maior guia focado em educação a distância do país. "Houve uma explosão da demanda, as pessoas estão se programando estudar esse tema no próximo ano e o momento da matrícula vai de agora até o primeiro trimestre de 2017", diz Fábio Sanchez, diretor de conteúdo do site.
Selecionamos abaixo alguns cursos a distância nas áreas de educação especial ou inclusiva para professores que necessitem desse tipo de formação:
Especialização
Instituto Monitor (parceria com a Uniube)
Educação Especial / Inclusiva
450 horas-aula
Barão de Mauá
Educação Especial Inclusiva
6, 12 ou 18 meses - 440 horas
Claretiano
Educação Especial - Geral
10 meses com 3 encontros presenciais
Cruzeiro do Sul Virtual
Educação Inclusiva
06 meses
Instituto A Vez do Mestre - Universidade Cândido Mendes
Educação Especial Inclusiva
Unisa
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
13 meses (600 horas-aula)
Universidade Católica Dom Bosco - UCDB Virtual
Cursos de 420 doras-aula (15 meses)
Educação, Diversidade e Inclusão Social
Educação Especial
Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Auditiva
Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Física
Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual
Educação Inclusiva com Ênfase em Deficiência Visual
UniSociesc
Educação Especial Inclusiva
06 meses ou 12 meses - 360 horas-aula
Unisa Digital
Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
600 horas (13 meses)
Uniararas
Educação Inclusiva
510 horas (18 meses)
POSEAD
Educação Especial Inclusiva
Uninter
Educação Especial e Inclusiva
01 ano
Graduação, Segunda graduação ou complementação pedagógica
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
Licenciatura em Educação Especial EAD
Uniasselvi
Licenciatura em Educação Especial
Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS
Licenciatura em Pedagogia - Educação Especial
Claretiano
Educação Especial - Segunda Licenciatura
01 ano
Univali
Pedagogia - Educação Especial
04 anos
Cursos Livres e de extensão/aperfeiçoamento
Instituto A Vez do Mestre - Universidade Cândido Mendes
Princípios Teórico-Metodológicos da Educação Inclusiva
120 horas
Estácio / Uniseb
Desenvolvimento e aprendizagem da pessoa com deficiência mental
40 horas (30 a 45 dias)
________________________________________
Receba nossas notícias uma vez por semana.
Curso novo no guia? Notícia nova? Receba informações só sobre o tema que lhe interessa.
COMPARTILHE A MATÉRIA
Marli Fátima Tresoldi
04 de Julho de 2017gostaria de fazer uma segunda graduação em educação especial pois ja sou formada em pedagogia tem como?
IRENE DE FÁTIMA MACIEL LIMA
19 de Abril de 2017Onde fazer o curso , segunda licenciatura em pedagogia com ênfase em educação. Já tenho pos em AEE com inclusão. Sou de Belo Horizonte.
Maria Rezende de Freitas
21 de Março de 2017Também gostaria de fazer a segunda graduação em Educação Especial....alguém consegui encontrar? - Em EAD Cidade de Uberlândia MG
Sandra sales guimaraes
21 de Março de 2017Eu sou formada em Pedagogia,fiz pós em Ensino Especial.Gostaria de saber se tem como complementar meu curso de Pedagogia com Ênfase em Ensino Especial????
Aguardo retorno, podendo ser pelo zapp TB 31_994175530
Samanta
17 de Março de 2017Oi sou de Curvelo mg e gostaria de fazer a segunda licenciatura em educação especial.
Sou Silvana Rodrigues sou professora de apoio e gostaria de fazer uma segunda graduação em pedagogia em enfase na educação especial.
06 de Março de 2017Gostaria de fazer uma segunda graduação em pedagogia com enfase em educação especial.
Maria Neide Henrique de Sousa Farias
05 de Março de 2017Boa tarde! Sou de Miravânia MG , sou graduada em Pedagogia e preciso fazer uma segunda graduação com ênfase em educação especial inclusiva. Qual é o tempo de duração dessa complementação e os valores. Aguardo retorno.
Esmeralda Severino Piassi
25 de Fevereiro de 2017Boa tarde gostaria de fazer a segunda graduação em Pedagogia com ênfase em Educação Especial EAD .Sou de Divinópolis MG e agenciadora de duas faculdades de pós graduação e já trabalho com Educação Especial no Estado como professor de Apoio. Obrigada.
CLAUDILENE DA COSTA MOREIRA
21 de Fevereiro de 2017Boa noite! Também sou formada em pedagogia e gostaria de fazer complementação pedagógica em educação especial.
Luciana Santos
20 de Fevereiro de 2017Bom dia, sou de Nepomuceno MG. Tenho pedagógica e quero fazer complementação em Educação Especial....
Rosa
19 de Fevereiro de 2017Boa noite. Sou formada em Pedagogia e gostaria de fazer uma segunda graduacäo com ênfase em Educacäo Especial ou inclusiva no modo EAD, em 6meses ou 1 ano. Desde já agradeço , aguardando um parecer.
Ana Lucia Sipriano Santos
07 de Fevereiro de 2017Sou formada em Pedagogia e gostaria de fazer um segunda graduação em Licenciatura em educação especial. resido em Uberaba Minas gerais.
lilian
06 de Fevereiro de 2017Também gostaria de fazer a segunda graduação em Educação Especial....alguém consegui encontrar?
tatiana
05 de Fevereiro de 2017Olá. boa noite. Sou formada em pedagogia e gostaria muito de fazer uma segunda graduação em educação especial ou inclusiva no modo ead em 6 meses ou 1 ano. Desde já obrigada!!
Maria das Graças Lopes de Oliveira
19 de Janeiro de 2017Desejo fazer a segunda graduação em educação especial.
TERESINHA DE FÁTIMA OLIVEIRA DUARTE FREITAS
14 de Janeiro de 2017QUERO FAZER O CURSO EM EDUCAÇÃO ESPECIAL A DISTÂNCIA RESIDO EM CAMPINA VERDE MG
Deixe aqui seu comentário!
(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)