Logotipo Ache seu Curso

Novo guia de cursos a distância de beleza, moda e estilo

17 de Abril de 2017158

O guia Ache Seu Curso abriu diretório só para cursos na área crescente de beleza e estética

Foto: Paulo Linhares (Senai/Cetiqt)
Alunos do curso de Moda do Senai/Cetiqt

O guia de cursos a distância do site www.acheseucurso.com.br acaba de abrir um diretório de cursos só para a área de beleza, moda e estilo, um ramo de negócios e de interesse que cresce e ganha a atenção de grandes instituições de ensino. Ele começa com 52 cursos, brasileiros e internacionais, em todos os níveis de ensino, pagos e gratuitos.

A criação do diretório acontece num momento em que os estabelecimentos dedicados ao setor, como salões de beleza, laboratórios, confecções e comércio especializado, estão sendo estimulados a buscar qualificação de funcionários. Além de o governo federal ter publicado uma lei específica para a terceirização de profissionais em salões de beleza, em outubro do ano passado (a lei nº 13.352), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também publicou um norma específica para o setor (NBR 16483:2016), elaborada pelo Comitê Brasileiro de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABNT/CB-057).

Além disso, embora os dois últimos anos tenham sido duros para o setor, ele é um dos que mais emprega no país e o Brasil responde por 9% do mercado mundial de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético, sendo o terceiro maior mercado mundial consumidor no setor (fica atrás dos Estados Unidos e da China). Na América Latina, o Brasil responde por 54% do consumo.

"Os cursos a distância são essenciais no setor, onde a tecnologia dá cada vez mais as cartas. Pensar a EAD já é pré-requisito para a própria indústria de moda", afirma o professor João Dalla Rosa, coordenador de graduação e pós de Design de Moda no Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (Senai/Cetiqt), que tem alunos em polos de seis estados, além da sede no Rio de Janeiro, e está preparando a abertura de pelo menos mais dois polos em estados do Norte e Nordeste, onde sua instituição percebeu o maior crescimento de demanda. O número de alunos do Cetiqt tem crescido tanto para seu curso a distância de pós-graduação (Design de Produtos de Moda) quanto para seu curso de graduação tecnológica (Técnico em Vestuário).

Para Vivian Huss, coordenadora do curso de Design de Moda da Universidade de Araraquara (Uniara), a procura por cursos de Moda nos últimos dez anos "vem crescido significativamente, a compreensão sobre a sua importância no Brasil não é mais uma discussão entre profissionais e acadêmicos, a profissionalização é uma busca constante para quem quer se dedicar a essa área abrangente". A Uniara tem investido no tema, para o qual tem percebido grande demanda, e só na área de Estética e Cosmetologia tem sete cursos de pós-graduação a distância, sem contar alguns específicos como o de "Marketing de Moda".

Novo diretório

O novo diretório foi elaborado de modo a ir além dos cursos de cunho profissionalizante ou do interesse dos salões de beleza e foca também o mundo da moda e vestuário, do design, da arquitetura e até dos petshops. Há cursos livres com temas que vão desde aqueles que podem servir a profisionais como também para o dia-a-dia das pessoas, como o de Depiladora e Cabeleireiro (ambos a Universidade Online de Viçosa - Grupo CPT) ou o que enina a "Como fazer nós de gravata" (do Acessa SP) e o "Maquiadora de Sucesso" (do site de mesmo nome).

Entre os cursos a distância de graduação tecnológica, que contam com certificação por instituição credenciada pelo MEC e duram, em média, cerca de dois anos, há cursos bem focados no mercado de trabalho, como o "Técnico em Vestuário", do Senai/CETIQT, e os de "Estética e Cosmética" (oferecidos por instituições diferentes, como as Universidades Braz Cubas e Unopar).

Já os cursos de especialização (pós-graduação lato-sensu, com pelo menos 360 horas de duração) desenvolvem o conteúdo com temas bem diversos, aprofundando áreas específicas, mas também focado no mercado de trabalho, como o curso "Design de Produtos de Moda" (SENAI CETIQT), ou o de "Terapias alternativas aplicadas à estética" (da Universidade de Araraquara - Uniara).

Visite o diretório de cursos na área de Beleza, Moda e Estilo aqui.

COMPARTILHE A MATÉRIA

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui