Logotipo Ache seu Curso

Só EAD cresce nas grandes instituições de ensino

29 de Maio de 201701

Balanços da Kroton, Estácio e Ser mostram que matrículas em cursos a distância aumentam, enquanto presenciais diminuem

FOTO: Site da Estácio

Os balanços do primeiro trimestre divulgados aos investidores pelas grandes empresas educacionais que mantém ações na Bolsa de Valores indicam que está em curso uma mudança no perfil da metodologia à qual seus alunos estão aderindo. Está crescendo apenas o número de alunos em cursos de educação a distância, enquanto os de educação presencial apenas se mantém ou diminui.

A Kroton Educacional, com cerca de um milhão de alunos no ensino superior (442,6 mil presenciais e ainda mais a distância, 545,5 mil) e 910 polos credenciados para EAD, mostrou em seu balanço que a evolução do número de alunos na comparação com o primeiro trimestre de 2016 foi de quase estabilidade (aumento de 0,5%), com queda de 1,5% entre alunos presenciais, mas com aumento de 2% entre alunos a distância, principalmente entre os alunos de graduação (na pós-graduação houve queda nas duas modalidades).

A Estácio encerrou o trimestre com um total de 561,2 mil alunos (5,3% abaixo do registrado ao final do primeiro trimestre de 2016), principalmente em razão da redução de 10,5% na base de alunos presencial, que foi parcialmente compensada pelo crescimento de 8,2% na base de alunos EAD no período.

Na Ser Educacional (157 mil alunos, sendo só 5,07% a distância) não houve queda na base de alunos, porém é a instituição que mostrou mais claramente a disparidade entre a evolução das duas modalidades. Na graduação da Ser, na comparação com o primeiro trimestre de 2016, enquanto o número de alunos presenciais cresceu 3,5%, o de alunos a distância cresceu 71,7%. Na pós-graduação presencial houve queda de 24%, enquanto entre os alunos a distância o crescimento foi de 272%.

Segundo o balanço da Ser, a base de alunos EAD tem apresentado crescimento acentuado e recorrente desde 2015 em virtude principalmente do aumento das atividades comerciais para o segmento, em decorrência da reorganização da equipe EAD, que passou a ser totalmente dedicada a essa atividade, proporcionando maior maturação dos seus por enquanto 15 polos credenciados.

COMPARTILHE A MATÉRIA

  • JEANETTE cRISTINA ALVES MOREIRA

    29 de Maio de 2017

    ESTOU PRECISANDO DA GRADUAÇÃO LICENCIATURA PLENA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.
    GOSTARIA QUE VOCE ONLINE

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui