Logotipo Ache seu Curso

UFMG abre 3 mil vagas para sistema prisional

21 de Março de 2017355

São três cursos a distância para profissionais do sistema, em parceria com o DEPEN

(Com informações do Caed)

Profissionais do sistema prisional poderão se inscrever, até 5 de abril, para a seleção de 3 mil vagas nos cursos “Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis”, “Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional” e “Políticas Públicas no Sistema Prisional”, sendo mil vagas para cada um deles.

Os cursos, na metodologia a distância, são ofertados pelo Centro de Apoio à Educação a Distância (Caed/UFMG) em parceria com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), ligado ao Ministério da Justiça. Os cursos são gratuitos e cada um terá carga horária de 60 horas, e duração estimada de dois meses. Os concluintes aprovados receberão certificado.

As inscrições deverão ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no site do Caed/UFMG (www.ead.ufmg.br). Durante o procedimento, os candidatos deverão informar seus dados pessoais, o público ao qual pertence e optar por um dos cursos. Também deverão anexar à ficha de inscrição comprovante de seu vínculo profissional com o sistema prisional, conforme previsto no edital de seleção.

Cursos

Ofertados com o intuito de aprimorar a formação dos agentes penitenciários, os cursos trabalharão os seguintes tópicos, que correspondem às suas unidades:

– Direitos Humanos e Grupos Vulneráveis: “Apresentação”; “Direitos Humanos e Diversidade: Fundamentos e Trajetória de uma conquista social”; “Revendo Conceitos de Universalidade, Igualdade e Equidade: uma nova agenda para as políticas públicas”; “Vulnerabilidade frente ao sistema penitenciário”; “Mecanismos de denúncia de violações a direitos e participação social”.

– Noções de Gerenciamento de Crises e de Conflitos no Sistema Prisional: “Apresentação”; “A crise e o seu gerenciamento”; “Critérios de ação em uma crise”; “Refém, vítima e Síndrome de Estocolmo”; “Aspectos dos conflitos e da violência”; “Estudo de Caso”.

– Políticas Públicas no Sistema Prisional: “Apresentação”; “Políticas Públicas no Sistema Prisional”; “Assistência e Gênero no Sistema Prisional”; “A educação no Sistema Prisional”; “Saúde e Qualidade de vida”.

Matrículas

O resultado da seleção será divulgado a partir do dia 11 de abril, no site do Caed. Para profissionais do sistema penitenciário citados no edital, a matrícula é automática. As informações para acesso serão enviadas aos alunos por email e aqueles que não iniciarem as atividades em até 72 horas após o início das aulas serão automaticamente excluídos do ambiente e não poderão se inscrever para a próxima oferta das capacitações.

Para mais informações, escreva para cassp.depen@gmail.com ou ligue para (31) 3409-6160.

COMPARTILHE A MATÉRIA

  • Eloilton Bizerra dos Santos

    07 de Abril de 2017

    Bom dia! Quando ta previsto para comecar o curso. Qual data? Vcs estao de parabens. Fiz um curso do Ead em 2016 excelente curso. Agradeco os professores e coordenadores. Boa espectativa pra esse.

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui