Logotipo Ache seu Curso

Unifesp abre primeira graduação a distância

05 de Janeiro de 2017343

Com um curso de tecnologia em design educacional. Inscrições vão até dia 16 de janeiro

Foto: UNIFESP

A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) está com inscrições abertas para o processo seletivo do seu primeiro curso de graduação a distância, o de Design Educacional. É um curso de formação de tecnólogos com duração de cinco semestres (dois anos e meio) e três a quatro encontros presenciais por semestre. Está sendo lançado institucionalmente pela Unifesp através do Núcleo acadêmico   da Universidade Aberta do Brasil (UAB/Unifesp no Campus Reitoria).

Este primeiro curso, que tem 30 vagas e terá a parte presencial oferecida somente na sede do núcleo UAB/Unifesp, no Campus Reitoria, em São Paulo, pretende ampliar o escopo educacional, como explica a coordenadora do curso, professora Paula Carolei: "O foco tem três vertentes: educação, tecnologia e comunicação, e a ideia é pensar novos formatos em educação, mas não só educação a distância, pois a tecnologia educacional também é muito utilizada nos cursos presenciais", descreveu ela.

As inscrições vão até 16 de janeiro, e podem ser feitas na página do Unifesp (aqui).

A carreira de designer educacional já foi reconhecida em 2009, mas ainda não foi regulamentada. O curso de graduação na área era esperado para após a regulamentação da carreira. "Nós criamos já o curso porque a demanda é grande. Alguns ambientes mostram evidente crescimento e pedem uma formação do tipo, como o das editoras que estão adaptando seu material para o digital, o das ONGs, o corporativo e o próprio meio acadêmico".

Sobre este crescimento da demanda, concorda com ela Michele Kasten, uma das pioneiras do ensino de design educacional no país e CEO do Instituto Brasileiro de Desenho Instrucional (IBDIN). "O mercado está crescendo muito. No ano passado, que foi de crise, o IBDIN teve o seu melhor faturamento". Ela vê o crescimento vindo principalmente do setor corporativo, e considera virtuoso que haja cursos novos de graduação na área, mas ressalva que as empresas talvez necessitem de formação mais rápida.

Paula Carolei, porém, afirma que há campo para uma formação que, além das demandas corporativas, foque questões sociais e educacionais aplicadas em contextos de ação mais direta e diversa. O curso da Unifesp proporá o design educacional como processo aberto, promovendo a interação de alunos com agentes realizadores em ambientes diferentes como organizações não-governamentais, blogs, formatos inovadores como os Moocs, projetos de educação corporativa etc. "O curso vai evoluir de acordo com a realização de projetos, contextualizando o máximo possível as atividades na sociedade e nos vários usos que se faz da tecnologia educacional".

A Unifesp também está crescendo na área de pós-graduação a distância. Ela tinha até o ano passado oito cursos de pós nessa modalidade, número que dobrou na oferta de 2017. O número de vagas em cursos de pós-graduação apenas pela UAB/Unifesp, aumentou para 8 mil em 2017, além das oferecidas por outros programas de educação à distância da Universidade, como o UnaSUS e o Comfor.

________________________________________

Receba nossas notícias uma vez por semana.
Curso novo no guia? Notícia nova? Receba informações só sobre o tema que lhe interessa.

COMPARTILHE A MATÉRIA

Deixe aqui seu comentário!

(seu e-mail não será exposto aos demais usuários)

Encontre o seu curso aqui